Uva Merlot

História e origem


spa do vinho, vale dos vinhedos

Vocês sabiam que a Merlot é irmã da Cabernet Sauvignon?

É verdade. Ela nasceu do cruzamento da Cabernet Franc com a rara uva Magdeleine Noire des Charentes. E essas irmãs não se desgrudam. Em Bordeaux (França), sua região de origem, estas duas uvas são as mais cultivadas e, juntas, elaboram a maioria dos rótulos da região.


A Merlot é a 2ª uva mais plantada do mundo e se caracteriza por ter uma maturação precoce e por ser um vinho que pode envelhecer por décadas. Seus aromas lembram cereja preta, seus taninos são leves e ela apresenta um delicioso gosto achocolatado. Ela se adapta bem em diversos tipos de terroirs e, de maneira geral, vai bem em regiões que também cultivam uvas como Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Malbec e Petit Verdot.

Países produtores

França, Itália, Chile, EUA, Austrália, Argentina e Brasil são os países com as maiores superfícies de vinhedos dedicados à Merlot mas, tranquilamente, podemos afirmar que Bordeaux, na França, é a casa da Merlot. A maioria dos vinhos por lá são blends, misturados com sua irmã Cabernet Sauvignon. Na Itália, entra em cortes do famosos ‘super-toscanos’, misturados com a Sangiovese e com a Cabernet. No Chile, encontrou um ótimo terroir, e dá origem a excelentes vinhos nas regiões do Colchagua Valley, Valle del Maule e Maipo. Nos EUA, os melhores exemplares são elaborados no Napa Valley, em Sonoma e em Columbia Valley, no estado de Washington. No Brasil, a Merlot é a uva tinta mais bem sucedida da Serra Gaúcha. Isso se deve ao fato de ser colhida precocemente, escapando, assim, das fortes chuvas de verão.



Podemos dividir em 2 os estilos de vinhos de Merlot: os vinhos de clima quente e os vinhos de clima frio.

Clima Quente (Napa Valley, Austrália e Argentina): tendem a ser mais frutados, com taninos refinados e redondos. Frequentemente fazem estágio em carvalho, o que confere ao vinho notas de baunilha, chocolate e cedro esfumaçado.

Clima Frio (França e Chile): são vinhos mais estruturados, com aromas terrosos e costumam ser misturado com a Cabernet Sauvignon. O maior ícone de Merlot varietal no mundo é o francês Château Petrus. Em 2011, em um leilão, uma caixa de Pétrus 1961 foi vendida por 144.000 dólares.

Degustação

Aromas primários: cereja, ameixa, folha louro, baunilha

Clima Quente: Cor rubi profundo. Aromas florais (violeta) e frutados como amora, mirtilo, ameixa e framboesa. Seco em boca com corpo de médio a encorpado. O envelhecimento em carvalho traz notas especiadas, bem como baunilha e canela além, é claro, de chocolate.

Clima Frio: Cor granada rubi. Frutos maduros, com notas azedas. Os aromas de frutas lembram framboesa, cereja, ameixa, amora, mirtilo e figo. Ainda podemos encontrar aromas como folha de tabaco, louro, hortelã, alcaçuz, cogumelo, trufa e chão da floresta. E o chocolate? Aqui aparece mais amargo. Geralmente os vinhos têm corpo médio.

Harmonização

A maioria dos vinhos Merlot tem corpo médio, com taninos, acidez e álcool amenos. As harmonizações vão desde ensopados de carne, passando por aves até carne de porco. Evite peixes e pratos apimentados.

Para vinhos do velho mundo tente harmonizar com frango assado, penne ao molho de cogumelos, perú assado, costela de boi com chimichurri. Para os rótulos do novo mundo, pense em costela de cordeiro, vitela assada ou filé mignon com molho de vinho tinto.

Qualquer que for o seu Merlot, você fará uma ótima harmonização com queijo de cabra curado.

Créditos: Pizzato (vinho), Spa do Vinho (foto vinhedo), floridawineacademy.com (foto garrafa petrus)

Referências: The Oxford Companion to Wine, Jancis Robinson; Guia Essencial do Vinho, Madeline Puckette e Justin Hammack, revistaadega.uol.com.br


#merlot #vinhotinto #vinhobrasileiro #vinhofrances #vinhoamericano #vinhoitaliano #vinhochileno #vinhoaustraliano #vinhoargentino #bordeaux #ovoeuva #harmonizacao #vinhoecomida #bebavinho

5 visualizações

Dez Mil Aromas Comércio de Bebidas e Consultoria Ltda (Ovo e Uva)
CNPJ: 37.748.862/0001-07 | Endereço eletrônico: www.ovoeuva.com.br
Endereço para correspondência: Avenida Pedroso de Morais, 613, box 2088, CEP: 05419-000 - Pinheiros, São Paulo, SP

e-mail: contato@ovoeuva.com.br | telefone:11-97473-0191

Tempo estimado de entrega para produtos online: 4 dias úteis