Quesito Aroma: nota 10!

Ao comprar um vinho, você já deve ter notado um número estampado em algumas garrafas, não é? Mas, afinal, o que quer dizer estes números?


Normalmente estes números variam entre 85 e 100 e nada mais são do que uma ‘nota’, numa escala de 0 a 100, dada por algum especialista independente.


Este sistema de pontuação para vinhos foi criado para ajudar o consumidor a identificar com mais precisão os diferentes níveis de vinho.


Neste sistema, são avaliados diversos aspectos do vinho como visual, complexidade aromática, aspectos gustativos, além de persistência e equilíbrio. Caso o vinho obtenha nota máxima em todos os quesitos avaliados, será um vinho nota 100 (muito raro!).


Vejam abaixo algumas das mais renomadas publicações que pontuam vinhos ao redor do mundo:


1. ROBERT PARKER: o mais famoso e importante crítico de vinhos do mundo. Diz a lenda que foi ele que inventou esta métrica de pontuação de 0 a 100 para avaliação dos vinhos. Nos últimos 40 anos suas críticas acabaram norteando a indústria do vinho. Suas notas podiam tanto levar a falência um renomado produtor, por conta de uma baixa pontuação ou, ainda, levar um desconhecido ao estrelato da noite para o dia com uma inesperada nota 100, por exemplo. Sua publicação chama-se Wine Advocate. Em 2019 ele se aposentou, terceirizando diversos narizes afiados para dar continuidade a seu legado. Certamente está tomando os melhores vinhos do mundo, tranquilamente. Assinatura paga (USD 12,00/mês): https://www.robertparker.com/articles/the-wine-advocate


2. WINE SPECTATOR: fundada em 1976, a prestigiada revista americana, especializada na avaliação de vinhos, é considerada uma das mais influentes publicações da indústria vitivinícola. Utiliza a escala Parker. Todos os anos, em dezembro, lança uma lista dos “TOP 100” vinhos do ano. Este ano será lançado dia 7/Dez. Em seu site podemos encontrar diversas dicas de restaurantes, wine bars e cultura do vinho https://www.winespectator.com | https://top100.winespectator.com


3. WINE ENTHUSIAST: publicação também americana, tem foco no novo consumidor. Em seu site podemos encontrar pontuações seguindo a escala Parker, bem como venda de vinhos e acessórios. https://www.wineenthusiast.com


4. JAMES SUCKLING: depois de 3 décadas contribuindo com a revista Wine Spectator, lançou seu próprio site, o https://www.jamessuckling.com. Segue a escala Parker, porém, só divulga vinhos com 90 pontos ou mais. Recentemente divulgou sua lista dos 100 melhores vinhos do ano https://www.jamessuckling.com/wine-tasting-reports/top-100-wines-2019-wine-year



5. DECANTER MAGAZINE: a famosa e respeitada revista inglesa avalia vinhos do mundo e tem grande influência comercial na indústria. Assinatura paga (Euro$ 7,29/mês – digital + app) https://www.decanter.com


Estes são somente alguns exemplos, mas existem muitos outros. Vale também acompanhar os Guias especializados em países, como o Guia Peñín (vinhos da Espanha - http://guiapenin.wine), o Gambero Rosso (vinhos da Itália https://www.gamberorosso.it), Guia Descorchados (vinhos do Brasil, Chile, Argentina e Uruguai), entre outros.


Conclusão e dicas do Sommelier

Vale dizer que, mesmo sendo profissionais técnicos e publicações independentes, qualquer sistema de pontuação que se preste a avaliar uma bebida alcoólica, não será exato ou unânime. Haverá sempre um toque pessoal de quem está avaliando.

As pontuações podem e devem nos servir de norte, nos ajudando a errar menos, porém , não é garantido que você irá gostar de um vinho somente porque ele tem uma nota alta. Na verdade, é quase certo que isto não ocorrerá. Muitas vezes! Vai depender muito do seu gosto pessoal e intimidade com vinhos mais tânicos, mais ácidos ou singulares.

A dica é não sair gastando fortunas em uma garrafa de vinho somente porque ela tem uma nota alta. Afinal, não bebemos pontos! Contudo, se por acaso você tiver uma garrafa nota 100, não deguste sozinho, rs. Estamos aqui pra isso. Tintin!





20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Dez Mil Aromas Comércio de Bebidas e Consultoria Ltda (Ovo e Uva)
CNPJ: 37.748.862/0001-07 | Endereço eletrônico: www.ovoeuva.com.br
Endereço para correspondência: Avenida Pedroso de Morais, 613, box 2088, CEP: 05419-000 - Pinheiros, São Paulo, SP

e-mail: contato@ovoeuva.com.br | telefone:11-97473-0191

Tempo estimado de entrega para produtos online: 4 dias úteis